19/12/2025
GEMS - Grupo de estudos Muniz Sodré sobre Relações Raciais
O Grupo de Estudos Muniz Sodré sobre Relações Raciais (GEMS) foi fundado em 2015 com o objetivo de ler e debater obras de autores e autoras negros e negras, do Brasil e do exterior. É aberto a estudantes de pós-graduação, de graduação da UFRJ ou de outras universidades, a professores e interessados. São realizados encontros quinzenais, na sala do LECC (124), na ECO/UFRJ ou reuniões online. Os dias e horários são ajustados a cada início de semestre, de acordo com a agenda dos participantes. A divulgação das leituras e encontros são feitas pelas redes sociais (email, whatsapp e instagram).
Vinculado ao Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária (LECC), o GEMS tem como padrinho Muniz Sodré, que dá nome ao grupo. A escuta, a troca e o afeto são princípios, encorajando os pesquisadores/as a refletirem sobre suas pesquisas com as lentes da ampliação histórica para além do processo de dominação colonial. Com isso, valorizamos o saber de povos ancestrais africanos, apagado pela cultura ocidental e incentivamos a produção de conhecimento, a partir da vivência pessoal (Sodré (2023). O GEMS trabalha na perspectiva do comum de Sodré (2014) e de Paiva, (2003) e da radicalidade da negritude, de Césaire (2010), de consciência racial e de ação política.
Conscientes do racismo midiático e epistêmico que atravessa o imaginário social e distancia as pessoas, os/as integrantes do GEMS atuam por meio de uma tessitura vinculativa que se estende para fora dos muros. As leituras e os debates visam potencializar as pesquisas, mas também influenciar politicamente a luta coletiva.
Revisitamos o conceito da negritude de Césaire e compreendemos sua ressignificação pelas políticas públicas de ações afirmativas e cotas raciais, que fazem emergir novos sujeitos do pensamento, cuja contribuição enriquece a universidade, trazendo uma perspectiva plural para a sociedade.
O GEMS promoveu o I e o II Encontros Epistemologias da Comunicação, com Muniz Sodré, Cláudia Miranda, Carlos Alberto Medeiros, Raika Julie e Cida Bento. Também tem publicado artigos e participado de Congressos nacional e internacional. Em 2024 recebeu o Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação, como Grupo Inovador, pela Intercom. E em 2025 venceu uma concorrência pública ao se inscrever em edital da Editora UFRJ. “Aquilombamento por outras epistemologias: reflexões do Grupo de Estudos Muniz Sodré sobre Relações Raciais (GEMS)”, com artigos de pesquisadores/as negros/as, é organizado por Zilda Martins, Daniela Araujo e Raika Julie e tem lançamento previsto para o segundo semestre de 2026.
Equipe:
Zilda Martins – coordenadora
Raika Julie Moisés – vice-coordenadora
Daniela Araujo – coordenadora executiva
Laís Sebben – comunicação e produção
Isabela Lima – comunicação
Contato: grupodeestudos.munizsodre.ufrj@gmail.com
Instagram: @gems.lecc